Sonata de Outono
Sonata de Outono





Sonata de Outono, filme de 1978 do diretor sueco Ingmar Bergman, retrata, através da experiência cinematográfica, a relação conflituosa entre mãe e filha, tema aparentemente redundante, que, no entanto, de tão familiar, provoca um incomodo difícil de descrever. Análogo a uma sessão de análise, “Sonata de Outono”, aponta tanto seus personagens como seus espectadores diante de um estranho desconforto, que como sugere Freud (1919, p.238), “é aquela categoria do assustador que remete ao que é conhecido, de velho, e há muito 
familiar.” 
Trata-se de um drama psicológico, de sensibilidade aguçada, sendo os seus diálogos carregados de poesia e simbolismos. Sonata de Outono traz o componente feminino, retratado pelas figuras da mãe, Charlotte, e da filha, Eva, como predominante, assim como da relação dolorosa e devastadora entre mãe e filha que está muito além de uma relação de cunho familiar, mas que se trata, sobretudo, de uma relação entre duas mulheres.  

Charlotte, uma mulher que se consagrou como pianista e que para alcançar tal objetivo fez-se ausente na sua função familiar tanto como esposa quanto como mãe. Uma artista completa e uma mãe faltosa caracterizam a personagem de Ingrid Bergman. Eva, protagonizada por Liv Ullman, uma mulher de aparência e gestos infantis, de olhar melancólico carregados de mágoas há muito guardadas de uma infância marcada por um amor incondicional e um ódio igualmente grande por sua mãe. É, portanto, sobre a intensidade do amor e ódio sem limites entre mãe e filha, que trata o filme de Ingmar Bergman.

O enigma sugerido por Eva e revelado por seu marido, logo no início do filme, ao ler um trecho do livro escrito pela esposa:  “Meu maior  obstáculo é não saber quem sou..."aponta o enigma sugerido por Freud referente ao não-saber histérico e  à  dificuldade de definição clara da mulher a sua identidade feminina, ou seja, da ausência de algo que lhe diga o que é ser uma mulher, além de anunciar a ausência de lugar diante do desejo do Outro, no caso, do desejo materno, uma vez que o filme se inicia com o endereçamento da filha Eva à mãe Charlotte, em forma de carta, numa suplência ao seu retorno, após sete anos de separação.
Após várias tentativas frustradas de sensibilizar e se mostrar merecedora do amor de Charlotte, que de tão superficial necessita o tempo todo ser reafirmado, como a si mesma, Eva a  acusa de tê-la deixado, assim como sua irmã Helena, completamente desamparadas quando ainda criança, dando início ao acerto de contas entre mãe e filha.
O que se percebe, em Sonata de Outono, é uma ambivalência na relação mãe e filha, que como sugere Freud (1931),é a regra nas primeiras fases da vida erótica, ainda que “poucas são as pessoas que não retêm esse traço arcaico durante toda a vida”, além da dificuldade sentida pela filha em separar-se da mãe,  ainda que seja um aspecto considerado crucial para o desenvolvimento da sexualidade de uma mulher.

A fase de ligação ou amor exclusiva da filha à mãe, chamada de fase pré-edipiana, tem para as mulheres uma grande importância, uma vez que é na relação com a mãe que a menina poderá encontrar uma identificação feminina, pois “é por poder viver-se mãe e mulher, sem abdicar de nenhum desses aspectos, pelos quais constitui sua feminilidade, que a filha pode encontrar um apoio para formar-se a sua feminilidade, distinta da de sua mãe” (ZALCBERG,2003).

Quanto à escolha de Eva por um marido que nunca amou e que nunca teria capacidade de amar, mas que sempre esteve ao seu lado na espera de ser minimamente correspondido, reflete a escolha de Eva por um homem ao modelo do pai, repetindo nessa relação o que era vivido pela mãe na relação conjugal.

Cabe considerar que “a  função paterna é aquela que destitui a criança da suficiência em que acreditava estar em relação à mãe e a confronta com a insuficiência  de seu ser” (VIVIANI, p.7). Dessa forma, havendo uma intervenção efetiva do pai, há uma eficácia da função paterna, esta eficácia é um corte na relação mãe e filha. No entanto, é o desejo da mãe que permite que o pai faça esse corte, que o reconheça como a lei, passando agora a ser ele o falo da mãe. De outra sorte, a forma com que o pai de Eva é apresentado no filme, como um homem submisso, que juntamente com a filha compartilhava a solidão da ausência de Charlotte, uma falta que não era só física, mas principalmente de afeto e que em nenhum momento a coloca como sendo objeto causa do seu desejo, contribui para sustentar a posição da mãe para a filha como toda fálica, assim, a falha na intervenção do pai nessa relação resulta na insuficiência de atribuir a Eva seu lugar de mulher. ressalta-se que para Freud (1931), a relação da menina com o pai não faz desaparecer a relação primária com a mãe, e o que se percebe em Sonata de Outono, é um grande afeto entre pai e filha, que se caracteriza muito mais por uma cumplicidade à ausência da figura da mãe e esposa,do que um direcionamento ao pai como substituição ao amor da mãe como objeto.  No entanto, seria essa substituição que permitiria a mulher encontrar o caminho para a feminilidade, ao trocar de objeto de amor, aceitando a castração e abdicando do objeto desejado – pênis – pelo desejo de um filho.

Nesses termos, a menina ao tentar tornar-se objeto de gozo materno, deixa suspenso o seu próprio  desejo. Eva ao colocar-se como objeto de satisfação de Charlotte, apresenta dificuldade em renunciar a esse lugar de gozo.

Diferentemente da alienação, que se apresenta como relação fundamental para o surgimento do sujeito, sendo, portanto, muito necessária, a separação não é o destino, pois, requer um querer, depende da ação do sujeito. A separação implica “uma vontade de sair, uma vontade de saber o que se é para além daquilo que o Outro possa dizer, para além daquilo inscrito no Outro” (SOLER, 1997). Portanto, “se o ressentimento de uma filha em relação à mãe a ajuda a separar-se da mesma, trata-se de um sentimento que precisa, como toda paixão, ser permanentemente reeditado” (ZALCBERG, 2003).

por  Suiá Freitas de Queiroz
                                         

Para baixar: http://www.fileserve.com/file/RShbCcf













       
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